sexta-feira, 17 de agosto de 2012

REVOLUÇÕES BURGUESAS

Esse foi mais um tema dos nossos seminários, Revolução Inglesa e Francesa.
Admiro as revoluções, o povo lutando por seus direitos e ideais e o poder de uma pequena elite entrando em decadência, mas o que gosto mesmo, é o que vem depois, ou seja, as consequencias.
A revolução inglesa dará início a uma outra, a industrial. Essa mudará não só a Inglaterra, como também o mundo. A revolução francesa se destaca na garantia dos direitos do cidadão. Imagine só, viver nesse período de modificações, participar de um movimento espetacular da História? Seria muito emocionante.
Mas vamos ao método didático, ou seja, entender um pouco de cada revolução.

REVOLUÇÃO INGLESA



CAUSAS:
* Absolutismo monárquico representando pela Dinastia Stuart;
* Perseguições religiosas;
* Dissolução do Parlamento.

GUERRA CIVIL (1642-1649):
* Cabeças Redondas X Cavaleiros.
* Vitória do Parlamento;

REPÚBLICA PURITANA(1649 -1660)
* Líder: Oliver Cromwell;
* Atos de Navegação: as mercadorias só poderiam entrar na Inglaterra por navios ingleses ou de nações amigas.
* Repressão aos opositores externos.

RESTAURAÇÃO MONÁRQUICA(1660-1688)
* Volta da disnastia Stuart ao poder;
* :Tentativa de restaurar o absolutismo monárquico.

REVOLUÇÃO GLORIOSA (1688):
* Guilherme de Orange assume o poder e dá início à monarquia parlamentarista.



REVOLUÇÃO FRANCESA

CAUSAS:
* Situação econômica: perda de colônias e mercados; participação da guerra de independência dos EUA; atraso tecnológico; más colheitas.
* Situação social e política: divisão da sociedade em 3 estados: clero e nobreza (1º e 2º estados) monopolizavam os privilégios e eram isentos do pagamentos de impostos. O 3º estado (composto pelo restante da população) pagavam impostos e não possuíam direitos políticos.
* Convocação da Assembleia dos Estados Gerais: discussão sobre o critério de votação.
* Criação de uma Assembleia Nacional pelo 3º estado.

PRIMEIRA FASE (1789-1792)
* Tomada da Bastilha;
* Constituição de 1791: fim dos privilégios feudais, Declaração dos direitos do homem e do cidadão, constituição civil do clero, monarquia limitada.
* Declaração de guerra à Áustria e à Prússia; rei acusado de traição.

SEGUNDA FASE (1792-1795)
* Ascensão dos jacobinos.
* Vitória da França na guerra austro-prussiana.
* Eleição da Convenção.
* Execução de Luís XVI e Maria Antonieta.
* Convenção jacobina: início do Período do Terror.

TERCEIRA FASE (1795-1799):
* Nova constituição.
* Criação do Diretório.
* Burguesia no poder.
* Repressão aos movimentos radicais.
* Napoleão Bonaparte no poder (Golpe de 18 Brumário).

Sites para pesquisa:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4380/1/REVOLUCOES-BURGUESAS/Paacutegina1.html
http://guiadoestudante.abril.com.br/videos/historia-revolucoes-burguesas-686732.shtml

Vídeos relacionados:
http://www.youtube.com/watch?v=sZ7iCQpaRvM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=pFEQDYaKGT4&feature=relmfu

Abraços.


ILUMINISMO

Dando continuidade à revisão dos nossos seminários, agora vai mais um tema: ILUMINISMO.

CARACTERÍSTICAS:

* A razão é o único guia infalível da sabedoria.
* O Universo é governado por leis inflexíveis.
* Existência de um Deus único que criou o Universo e estabeleceu as leis naturais que o regem.
* Liberalismo político e econômico, ou seja, oposição ao absolutismo e ao mercantilismo.
* Contrários ao poder da Igreja e as verdades reveladas pela fé.

TEÓRICOS DO ILUMINISMO - PRINCIPAIS
* JOHN LOCKE: defendia a razão, a liberdade dos cidadãos e era contrário ao absolutismo. "Ensaio sobre o entendimento humano".
* VOLTAIRE: criticava o clero católico. "Dicionário filosófico".
* MONTESQUIEU: defendia a tripartição do poder: Executivo, Legislativo e Judiciário. "O espírito das leis."
JEAN-JACQUES ROSSEAU: defendia um governo com base democrática. "O contrato social".
DIDEROT E D'ALEMBERT: enciclopedistas.

ECONOMISTAS:
QUESNAY e GOURNAY: fisiocratas. A terra é símbolo de enriquecimento.
ADAM SMITH: liberalismo econômico.

DESPOTISMO ESCLARECIDO:
Reformas realizadas, baseadas no ideário dos filósofos iluministas, por monarcas absolutistas de países atrasados. Catarina II (Rússia), Frederico II (Prússia), Marquês de Pombal (Portugal), José II (Áustria) e Carlos III (Espanha).

QUESTÕES DE VESTIBULAR:


1- (UFF) O iluminismo do século XVIII foi responsável por novas ideias e possibilidades de leitura do mundo e da sociedade.
Considere desdobramentos da afirmativa acima e numere a coluna inferior de acordo com a superior.
(1) Obra de relevante importância dentre as produzidas pelos filósofos das luzes.
(2) Empreendimento literário-científico que pretendeu sistematizar todo o conhecimento da época.
(3) Lema central das ideias de oposição ao Antigo Regime, presente na propaganda da Revolução Francesa.
(4) Principal ideia das teorias iluministas acerca do desenvolvimento da história humana.
(5) Síntese do pensamento jacobino na etapa final da Revolução Francesa.
( ) O Contrato Social de J. J. Rousseau
( ) A Enciclopédia orientada por Diderot e D’Alembert
( ) Progresso
( ) Liberdade, Igualdade e Fraternidade
Assinale a opção que apresenta a sequência correta da numeração.
a) 1, 2, 4, 3.
b) 2, 1, 3, 4.
c) 2, 3, 4, 5.
d) 4, 3, 2, 5.
e) 5, 2, 1, 3.

2- (UERJ) 
Não se vêem, porventura (...) povos pobres em terras vastíssimas, potencialmente férteis, em climas dos mais benéficos? E, inversamente, não se encontra, por vezes, uma população numerosa vivendo na abundância em umterritório exíguo, até algumas vezes em terras penosamente conquistadas ao oceano, ou em territórios que não são favorecidos por dons naturais? Ora, se essa é a realidade, é por existir uma causa sem a qual os recursos naturais (...) nada são (...). Uma causa geral e comum de riqueza, causa que, atuando de modo desigual e vário entre os diferentes povos, explica as desigualdades deriqueza de cada um deles (...)

(SMITH, Adam. Apud HUGON, Paul. História das doutrinas econômicas. São Paulo: Atlas, 1973.)
O texto acima evidencia a preocupação, por parte de pensadores do século XVIII, com a fonte geradora de riqueza. As "escolas" econômicas do período – Fisiocraciae Liberalismo – apresentavam, contudo, discordâncias quanto a essa fonte.
Os elementos geradores de riqueza para a Fisiocracia e para o Liberalismo eram, respectivamente:
A) terra e trabalho;
B) agricultura e capital;
C) indústria e comércio;
D) metal precioso e tecnologia.

3- (UFES) No século XVIII, a Europa viveu um movimento de culto à racionalização e à experimentação. Iluminismo foi a denominação dada a essas ideias pelos própriosintelectuais do período, que acreditavam fossem resgatar as pessoas da ignorância e submissão, arrebatando-as da obscuridão. Os pensamentos abaixo expressam o ideário das Luzes, exceto:
a) "Todo poder emana do povo em nome dele deve ser exercido." (J. Rousseau)
b) "A tendência do homem é abusar do poder que lhe foi confiado. Para evitar despotismo, a autoridade deve ser desmembrada em três poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário." (B. de Montesquieu)
c) "O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina." (J. Bossuet)
d) "Não conheço nada tão indecente, quanto essas vagas declamações dos teólogos contra a razão. Ao ouvi-los, é de supor-se que os homens não poderiam entrar para o seio da cristandade a não ser como um rebanho bovino entrando em um estábulo." (D. Diderot)
e) "[...] Confiemos em nós mesmos, vejamos tudo com nossos próprios olhos, que sejam estes nossos oráculos, nossas trípodes e nossos deuses." (Voltaire) 

GABARITO:
1- A.
2- A.
3- C.









Sites recomendados:
http://www.historiamais.com/iluminismo.htm
http://www.sohistoria.com.br/resumos/iluminismo.php

Vídeos relacionados:
http://www.youtube.com/watch?v=n7daEq2A2uQ
http://www.youtube.com/watch?v=vWYoJhvTMNI&feature=fvwrel

Povos Pré-colombianos

Olá minha gente;

Sei que fizemos um seminário a respeito dos principais povos pré-colombianos: incas, maias e astecas; mas não custa nada deixar aqui registrado algumas de suas principais características não é??
Então vamos lá:



 INCAS  
Localização: Cordilheira dos Andes (Peru, Bolívia, Chile e Equador).
Política: Império, governado pelo Sapa Inca.
Sociedade: nobres ( governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média ( funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses).
Economia: Agricultura, artesanato e domesticação de animais.
Arquitetura: templos, palácios e casas construídos de pedras.
Religião: politeísta, principal deus: Sol, faziam sacrifícios de animais e humanos.
















ASTECAS


 
Localização: México.
Império: governado por um imperador e chefe do exército.
Sociedade: imperador, nobreza (sacerdotes e chefes militares), artesãos, comerciantes, camponeses, trabalhadores urbanos.
Economia: agricultura, artesanato.
Religião: politeísta.
Arquitetura: pirâmides para realização de cerimônias religiosas e sacrifícios humanos.



MAIAS



Localização:Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México)
Cidades-estadosformavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático
Sociedade: nobres, sacerdotes, chefes militares, administradores do império, camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos.
Economia: agricultura, artesanato.
Religião: politeísmo, desenvolvimento de um aprimorado calendário.
Arquitetura: templos, palácios e pirâmides.







Ótimo site para pesquisa:
http://ricardosmorais.vilabol.uol.com.br/

Vídeos indicados:
A partir desse você encontra todos os outros da Série Grandes Civilizações - TV Escola
http://www.youtube.com/watch?v=newrMK_UtNs

Abraços.