quinta-feira, 24 de maio de 2012

Formação dos Estados Nacionais e Absolutismo


A respeito desse tema deve-se ter em mente que o principal fator responsável para que surgissem os Estados Nacionais Modernos, foi a aliança feita entre:

REI + BURGUESIA 

Se os burgueses não tivessem "patrocinado" o poder do rei, o mesmo não conseguiria comandar como o cargo deveria e muito menos criar um Estado.
Essa aliança proporcionou que o rei criasse e mantivesse:
* Exército unificado;
* Moeda, impostos, pesos, medidas, leis, justiça todos sob o comando de um só líder: o REI.

É considerado um momento de transição de ordem política, pois ao mesmo tempo existem formas de trabalho servis praticada no campo dos grandes proprietários rurais, e a assalariada praticada pela burguesia nos centros urbanos.
Além disso o rei manterá antigos privilégios feudais do clero e da nobreza, como a isenção de impostos, o controle de terras, os cargos políticos, além da exploração servil.

Teóricos que confirmavam o absolutismo:


Thomas Hobbes: escreveu em seu livro que os homens deveriam aceitar se subordinar à autoridade do absoluta do rei para que pudessem viver em uma sociedade organizada e pacífica.

Jacques Bossuet: segundo o autor, o poder do monarca tem origem divina, sendo em seu nome exercido pelo rei, que é visto como ministro de Deus na Terra.

Maquiavel: segundo o autor, não deve haver limites éticos ou morais para a atuação do Estado, pois a organização, a ordem e a segurança do Estado justificam a utilização de quaisquer recursos por parte dos governantes.

1º país a se formar: Portugal, seguido da Espanha.

Para finalizar indico os vídeos do maravilhoso Prof Israel Batista

http://www.youtube.com/watch?v=tJRoGE0GIHQ

http://www.youtube.com/watch?v=TJofgOpD5k4&feature=fvwrel


Nenhum comentário:

Postar um comentário